Brasil & Mundo

Operação da PF prende delegado da Civil e coronel da PM no Rio

Cento e vinte agentes da Polícia Federal participam da manhã desta terça-feira (13), em todo estado do Rio de Janeiro, da Operação Pão Nosso, extensão da Lava Jato, que visa cumprir 24 mandados de prisão contra de suspeitos de participar de um esquema de corrupção dentro de presídios estaduais. Entre os investigados estão o delegado Marcelo Martins, atual diretor das delegacias especializadas de Polícia Civil, e o coronel César Rubens Monteiro de Carvalho, ex-secretário de Administração Penitenciária na gestão Sergio Cabral. Ambos foram presos.

Dos 24 mandados de prisão, 14 são de detenção preventiva e 10 de prisão temporária. Também estão sendo cumpridos 28 mandados de busca e apreensão.

De acordo com as investigações, o grupo é suspeito de movimentar cerca de R$ 73 milhões dos cofres públicos num esquema de superfaturamento no fornecimento de pães para detentos das cadeias de responsabilidade do Estado.

Os presos serão indiciados por corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa, entre outros. A operação é realizada em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF/RJ), Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Receita Federal do Brasil.

< Maricá e Enel discutem melhorias no fornecimento de energia elétrica Humoristas em prol da solidariedade <